sexta-feira, 11 de julho de 2008

BACK IN TIME (ACTUALIZADO)

Mais um "Back in Time" . Hoje vamos falar da série "GTA".


GTA - Um começo...assim,assim
GTA veio pela primeira vez ao mundo em 1997/1998, o jogo estava disponível para Playstation 1 e para PC.
O jogo centrava-se em três cidades Liberty City, San Andreas e Vice City e tinha como objectivo matar pessoas, roubar coisas, etc... . Os jogadores podiam escolher um de oito personagens para jogar. As personagens eram Travis, Kat, Nikki, Divine, Bubba, Troy, Kivlov e Ulrika.
Ao início não teve grande sucesso pois não era nada por aí além. A câmara por exemplo deixava muito a desejar, era tudo visto de cima para baixo o que não deixava os jogadores muito satisfeitos.
Mais tarde o jogo saiu também para o Game Boy Color e manteve a mesma base.
Sairam ainda dois packs de expansão com o nome GTA London. Como o nome indica, a acção passava-se em Londres e o objectivo era praticamente o mesmo e a apresentação do jogo mantinha-se (câmara, jogabilidade, etc.).


GTA II - Pouco mudou

O segundo jogo da série GTA, GTA II saia em 1999 para a Playstation 1, para PC, para a Dreamcast (onde é que esta já vai) e para o Game Boy Color. O jogo desenrolava-se no futuro, mais precisamente em 2013.
Os gráficos tinham sufrido algumas alterações mas a maldita câmara não tinha mudado. A vista de cima para baixo continuava e os jogadores tinham de se contentar. É claro que não teve muito sucesso mais uma vez. O objectivo do jogo continuava a ser matar e roubar, algo que nunca mudou.


GTA III - A revolução...

Este jogo sim, foi um sucesso. GTA III saiu para a Playstation 2 em Outubro de 2001, para o PC em Maio de 2002 e para a XBox em Novembro de 2003. A acção desenrolava-se em Liberty City. A câmara foi a grande novidade do jogo, a vista de cima para baixo foi substituída pela vista na terceira pessoa, em 3D. As vozes e as histórias eram novas e melhoradas, o rádio também foi uma das novidades, o que fazia deste jogo um dos melhores até ao momento. E isso viu-se pois vendera-se muitos jogos. Começava então um novo ciclo.

Outros "GTA":

GTA Vice City: Este foi o jogo que saiu a seguir a GTA III. Saiu em 2002 para a Playstation 2 e um ano mais tarde (2003) saiu para o PC e XBox. Tornou-se no primeiro jogo da série a incluir aviões e barcos. Como o próprio nome indica a acção desenrolava-se em Vice City (Miami) e quem quiser comprar o jogo penso que pode adquiri-lo numa loja Fnac (se é que a maioria já não tem).

GTA San Andreas: Foi o jogo de maior sucesso (até GTA IV) e saiu em Outubro de 2004 para Playstation 2, PC e XBox. Vendeu muito bem mesmo e é claro, como todos os jogos GTA houve muita polémica em torno deste jogo. O jogo ainda se encontra à venda para PS2 (eu adquiri à pouco tempo) e já não está à venda para PC e Xbox. Penso que o jogo para PC foi retirado do mercado por causa das cenas quentes do jogo, mas não tenho a certeza e mais tarde poderei esclarecer isso. A acção desenrolava-se em San Andreas, depois do nosso personagem ter vindo de Liberty City.

GTA Liberty City Stories: O jogo saiu em 2005 para a PSP e em 2006 para a PS2. A acção desenrolava-se em Liberty City Stories e podemos dizer que o jogo foi uma "expansão" de GTA III.

GTA Vice City Stories: O jogo saiu em Outubro de 2006 para a PSP e em Março de 2007 para a Playstation 2. O jogo é novamente uma "expansão" de Vice City.

GTA IV não entra neste "Back in Time" porque ainda é muito recente.

Termina então este "Back in Time", para a semana há mais. Já sabem, se quiserem ver algum jogo de que tenham gostado, relembro que não pode ser recente, deixem um comentário a pedir para falar-mos sobre esse jogo neste espaço.

3 comentários:

West disse...

Mais um grande espaço da tua parte. Ao contrário de Crush, GTA é um dos jogos que gosto mais, concordo ctg a grande diferença verifica-se no terceiro jogo e neste último (GTA IV) que para mim é o melhor jogo do momento.

É dos jogos com mais controversia dos ultimos anos, as razões acho que são as mais óbvias, mas é igualmente dos jogos d mais sucesso que alguma vez houve, a Rockstar deve estar rica :D

Só acho que falta ai um GTA, depois do GTA I, acho que houve um que se chamava GTA London, mas como já foi há muito tempo posso estar enganado, podes ir ver player?

Para semana eu ia arriscar o...Crazy Taxi, também foi um jogo que gostava bastante, actualmente já n jogo.

Excelente trabalho mais uma vez :)

Player disse...

Sim Westlife existiu o GTA London, mas foram apenas dois packs de expansão e por isso não considerei...mas de forma a completar o post, essa informação será adicionada.

Obrigado pelo comentário e aproveito para agradecer a ajuda também ;) .

No próximo "Back in Time" teremos "Crazy Taxi" a pedido do Westlife, fiquem atentos.

Tiago disse...

Bom texto Player ! O tema é bastante interessante visto que este jogo é quase como uma das maiores referencias dos jogos da ps2 (mais recentemente com a grande estreia na ps3).

GTA é vicio já xD Passo horas mesmo que nao seja para concluir a totalidade das missoes , mas só mesmo para me divertir com este genero de jogabilidade livre.

Parbéns , tens aqui um bom espaço para poderes mostrar-nos mais sobre estes jogos que em tempos nos deixaram radiantes =)