sexta-feira, 22 de agosto de 2008

BACK IN TIME

Neste "Back in Time" vamos falar de um dos melhores jogos de estratégia de todos os tempos. Estou a falar de "Age of Empires". Existem três jogos desta série (tirando as expansões) e como tal vamos falar sobre esses três jogos.


"Age of Empires"


Em 1997 saiu o primeiro jogo da série. O jogo apenas se encontrava disponível para PC mas não foi por isso que não teve sucesso, até pelo contrário, este foi um jogo com muito sucesso e vendeu muitas cópias.
"Age of Empires" era um jogo de estratégia em tempo real, em que para sermos bem sucedidos, tinhamos de expandir o nosso império (construir casas, monumentos, muralhas, etc),atacar e suportar ataques de inimigos.

O jogo contava com doze civilizações. Choson, Shang e Yamato faziam parte do Este Asiático. Babylonian, Hittites e Persian faziam parte do Mesopotânio. Assyrian, Egyptian e Sumerian faziam parte do Egipto. Greek, Minoan e Phoenician faziam parte da Grécia.
Em cada uma das civilizações existiam várias classes. Umas mais fortes que outras e umas diferentes das outras.

A acção desenrolava-se ao longo de quatro eras. A Idade da Pedra (Mesolítico), a Idade da Ferramenta (Neolítico), a Idade do Bronze e a Idade do Ferro. À medida que as eras iam avançando, nós podiamos contar com armas mais avantajadas e com técnicas mais desenvolvidas.

Como já disse foi um jogo com sucesso e podiamos prever que iriam sair mais jogos da série. O que mais tarde se veio a confirmar.


"Age of Empires II"


O segundo jogo desta série saiu em 1999. Desta vez encontrava-se disponível para PC e foi convertido para PS2 depois.
Não era muito diferente do primeiro jogo. Mudavam as civilizações, as construções, a jogabilidade também teve umas alterações e apareceu o modo multiplayer. De referir que estas alterações vieram melhorar o jogo e por isso não desiludiu (de novo).

"Age of Empires II" era de novo um jogo de estratégia em tempo real e era necessário expandir o império, aniquilar vários inimigos, defender o território...

Neste segundo jogo da série, existiam cerca de treze civilizações: Britons, Celts, Franks, Goths, Teutons, Vikings, Byzantines, Persians, Saracens, Turks, Chinese, Japanese e Mongols.

O jogo passava-se ao longo de quatro eras, mas claro que estas eram diferentes das do primeiro jogo. Dark Age, Feudal Age, Castle Age e Imperial Age (ficam em inglês).
Durante a primeira era apenas estavam disponíveis alguns edifícios e algumas unidades. Passado pouco tempo, atingiamos a segunda era (Feudal Age). Podiamos então construir novos edifícios, melhorar os anteriores e promover novas unidades. Depois vinha a terceira era e aqui podiamos começar a construir um castelo. Surgiam também novas unidades, unidades mais poderosas e claro com um melhor armamento. Na quarta e última era, tinhamos acesso a todos os melhoramentos e ao resto dos edifícios e unidades.

Vendeu muito bem e isso levou a que existisse um jogo de expansão.


"Age of Empires III"


O terceiro jogo, e último da série (sem contar com expansões) saiu em 2005 e estava disponível apenas para PC.
Estava presente o modo multiplayer e as alterações eram o habitual.

Este terceiro jogo tinha como principal tema a colonialização da América por parte dos europeus.
Neste terceiro jogo a acção desenrolava-se ao longo da era colonial. Consistia então no conflito entre duas ou mais equipas/nações para ver quem ficava com o território. Tinhamos de construir uma base e depois ir melhorando os edifícios. Ao longo do jogo era necessário atacar os inimigos e defender o território. Tinhamos de recolher alimentos, enfrentar tribos da região, etc.

Os países coloniadores (substituindo as civilizações) presentes neste jogo eram: Portugal, Espanha, França, Holanda, Reino Unido, Russia, Alemanha e Turquia.
Podiamos escolher um e tinhamos de o levar ao topo do colonialismo (ao topo do mundo).
Há medida que iamos avançando iam sendo desbloqueadas novas unidades, novos edifícios, entre outros.

"Age of Empires III" recebeu inúmeras críticas positivas e vendeu milhões de cópias, o que levou a que fossem lançadas expansões, mais uma vez.

Sem comentários: