quarta-feira, 20 de agosto de 2008

BACK IN TIME

Hoje no "Back in Time" vamos falar sobre três jogos da série de skates mais popular das consolas. Falo da série "Tony Hawk". Foi, e ainda é, uma série com muitos adeptos, o que é normal tendo em conta o nível que tem mantido ao longo dos anos. Mas deixemo-nos de rodeios e passemos ao que interessa.
Neste "Back in Time" vão estar presentes o sexto, sétimo e oitavo jogo da série.



"Tony Hawk's: Underground 2"


Este foi o sexto jogo da série "Tony Hawk's". "Tony Hawk's: Underground 2" saiu em 2004 para a PS2, XBox, PC, GameCube, GBA e Mobile phone. Um ano depois (2005) saiu para a PSP.
Foi uma sequela do jogo "Tony Hawk: Underground" e a jogabilidade era praticamente a mesma. Os jogos foram de resto muito parecidos ao longo dos anos, com algumas novidades. Mas essas novidades eram, principalmente, a nível das histórias, dos skaters e dos níveis.

Neste sexto jogo, podiamos contar com cerca de dezasseis skaters. Caso quisessemos desbloquear outros skaters, tinhamos de alcançar determinados objectivos.
Existiam vários truques que podiamos fazer. Desde os truques mais loucos, aos truques mais banais, "Tony Hawk: Underground 2" oferecia-nos um vasto número de manobras.

Os modos do jogo (para jogar) eram dois ("Story Mode" e "Classic Mode") e depois ainda tinhamos os modos "Create a Skater" e "Create a Park" ...
O "Story Mode" era constituído por oito níveis (Training; Boston; Barcelona; Berlin; Australia; New Orleans; Skatopia; Pro Skater).
O "Classic Mode" era constituído por sete níveis (School; Downhill Jam; Philadelphia; Canada; Airport; Los Angeles; The Triangle). Neste modo, tinhamos de efectuar as tarefas que nos eram propostas.

Foi um jogo que vendeu bem.


"Tony Hawk's: American Wasteland"


Como os outros jogos anteriores tiveram sucesso, os produtores decidiram lançar o sétimo jogo da série. "Tony Hawk's: American Wasteland" saiu em 2005 para a XBox 360, PS2, PC, XBox e GameCube.

Mais uma vez a jogabilidade não mudava muito. A principal novidade que este jogo trouxe consigo, foi o facto de podermos jogar com um bicicleta. Tinhamos agora duas formas para nos divertirmos. Os níveis, a história e os skaters, eram novamente diferentes.
As manobras eram muitas (novamente).

Desta vez tinhamos cerca de treze skaters e dois BMXers. Podiamos desbloquear outros personagens jogáveis. Para isso bastava alcançar determinados objectivos.

No "Story Mode" os níveis disponíveis eram nove (Oil Ring; Santa Monica; Beverly Hills; Hollywood; Downtown; Vans Skaterpark; East Los Angeles; Casino; Skate Ranch).
No "Classic Mode" os níveis disponíveis eram seis (Downtown Minneapolis; Santa Cruz; The Mall; Chicago; Kyoto; Ruins). Mais uma vez tinhamos de realizar as tarefas propostas neste modo.

Foi um grande jogo e mais uma vez vendeu muito bem.


"Tony Hawk's: Project 8"


Este foi o oitavo jogo, o primeiro da série a sair para a PS3.
Saiu entre 2006/2007 para a PS3, XBox 360, PS2, XBox e PSP.
As bicicletas já não marcaram presença em "Tony Hawk's: Project 8". De qualquer das formas a diversão era garantida.

Neste oitavo jogo houve uma grande alteração. Deixaram de existir os níveis, para passar a existir uma cidade (versões PS3 e XBox 360).
Eram cerca de dezassete os skaters disponíveis para jogar de início e cerca de quarenta e cinco ao todo (a contar com os bloqueados).

O jogo recebeu algumas críticas positivas e negativas.
"Tony Hawk's: Project 8" recebeu o prémio de jogo com melhores licenças de audio por parte do IGN. Este foi um dos pontos positivos.

Teve algum sucesso, mas acredito que uma série tão mediática como esta merecia mais. Pode ser que num futuro próximo chegue um jogo à altura deste nome.


Curiosidade...

A partir de "Tony Hawk's Pro Skater 4", todos os jogos da série tiveram uma classificação etária de 15+ ou 16+, ou seja, apenas aos jogadores com mais de quinze ou dezasseis anos, era aconselhável jogar cada título.

Sem comentários: