sexta-feira, 20 de junho de 2008

GTA IV - PS3 e XBOX 360

Está na altura de analisar o jogo do momento. Muitos dizem que é o melhor jogo de sempre, outros não partilham dessa ideia. Chegou então a altura do tira-teimas.

GTA IV - ANÁLISE
(peço desculpa pelo texto longo, mas vale a pena ler)


A personagem principal do jogo é Niko Bellic, um imigrante da Europa de Leste que vai para Liberty City devido ao seu primo Roman, que lhe promete uma vida de luxos, mas como seria de esperar, a realidade é bastante diferente do prometido. Mudou-se, não apenas por essa razão, Niko tem também um passado militar que o persegue e é em Liberty City que tenta encontrar a "pessoa" especial.

No início do jogo, será dado ao jogador um telemóvel antigo, os cyber-cafés não poderão ser frequentados...mas como é óbvio, vão sendo desbloqueadas várias novas opções ao longo do jogo. O telemóvel é muito importante no jogo . Conforme o tempo passa vamos conhecendo pessoas e adicionando os seus contactos à nossa lista. Podemos depois telefonar para mais trabalhos, receber SMS sobre várias temáticas ou simplesmente combinar encontros. Permite também outras opções como servir de agenda, tirar fotos e marcar outros números, como o 911, equivalente ao 112.

A grande mudança deu-se a nível dos controlos. Por exemplo, se carregar-mos no L1, Niko encosta-se a um objecto presente no cenário, o R3 serve para nos agachar-mos (repetido), mas aqui está a grande mudança, se apenas mover-mos o botão analógico para qualquer um dos lados, Niko não corre, apenas anda. Para correr será necessário carregar no X. O controlo dos carros também está diferente, o L2 e R2 vão servir para a aceleração e a travagem do carro. Mas se acham que conduzir dá muito trabalho, podem sempre apanhar um táxi, basta chegarem ao pé de um e manter pressionado o botão Triângulo, sem largar, até Niko entrar no táxi.

A lista de armas não é tão grande como seria de prever, mas irá fazer as delícias de todos os jogadores. Snipers, Shotguns, e lança roquets são algumas das armas presentes.

Pela primeira vez vemos uma personagem principal em GTA que não seja fria. Niko demonstra os seus sentimentos e opiniões da melhor forma, principalmente nas cutscenes, e por isso é impossível não sentir empatia por ele. De referir ainda o excelente sentido de humor da personagem, que nos faz dar umas belas gargalhadas.

Em algumas missões somos confrontados com decisões morais que consistem em deixar alguém viver ou não, ou escolher que personagem queremos que morra. Tudo isto vai afectar a história do jogo, por isso vale a pena passar mais uma vez o título só para experimentar como seria caso fizéssemos ao contrário.

Os gráficos são bastante detalhados, e a cidade é completamente diferente. Nas cidades existe uma enorme diversidade de pessoas, existem bancas com jornais nas ruas, músicos de rua, pessoas a fazer ginástica, empregados de lojas a varrer e limpar os estabelecimentos, entre muitas outras coisas. Também, pela primeira vez num GTA, podemos sentir o poder social exercido em nós, e como as opiniões das personagens e pedestres nos podem influenciar. Um exemplo disso é os gostos das acompanhantes com quem saímos. Elas dão a sua opinião sobre o nosso carro, roupas e sabem se já as usámos no último encontro, e poderão fazer algum tipo de comentário.

Actividades como ir a bares (e podermos ficar embriagados), clubes de humor, jogar snooker, bowling, dardos, visitar restaurantes, entre tantas outras coisas estão presentes. Podemos também ver televisão o que nos deixa emergir ainda mais neste mundo criado pela RockStar inspirado na cultura americana de Nova Iorque. Os programas destacam o ridículo do que se faz na América, como o programa dedicado às loucuras dos famosos ou os desenhos animados que transmitem bem o desrespeito que os soldados têm por outras raças. Existe também a Internet onde podemos marcar encontros através de um chat ou ver as notícias que são actualizadas todos os dias. Podemos receber mails e responder e até podemos comprar toques para o telemóvel, sensacional.

Sem comentários: